Hoje Quasar é meu principal framework de desenvolvimento, uma estrutura vuejs de código aberto MIT, que permite rapidamente o desenvolvedor criar sites responsivos além de aplicativos móveis e desktop de vários tipos:
- SPAs (aplicativo de página única)
- SSR (aplicativo renderizado do lado do servidor) (+ aquisição opcional do cliente PWA)
- PWAs (aplicativo da web progressivo)
- Aplicativos móveis (Android, iOS,…) através de Cordova ou Capacitor
- Aplicativos de desktop multiplataforma (usando Electron)
Isso mesmo, uma única base de código para todos eles, assim economizando drasticamente os custos de desenvolvimento, inclusive o lema do Quasar é:
escreva o código uma vez e implante-o simultaneamente
O Quasar também foi criado para incentivar os desenvolvedores a seguir as melhores práticas de desenvolvimento web. Para fazer isso, o Quasar está repleto de ótimos recursos prontos para uso.
- Minificação HTML / CSS / JS
- Bloqueio de cache
- Tree shaking
- Mapeamento de origem
- Divisão de código com lazy loading
- ES6 transpiling
- Linting code
- Recursos de acessibilidade
O Quasar cuida de todas essas práticas recomendadas de desenvolvimento da web e muito mais sem a necessidade de configuração, ele também oferece uma versão UMD (Unified Module Definition), o que significa que os desenvolvedores podem adicionar uma tag HTML CSS e JS ao projeto existente e estão prontos para usá-la. Nenhuma etapa de construção é necessária.
Experiência incrível para desenvolvedores através da Quasar CLI
Um dos pontos fortes do Quasar e que mais me agrada é sua CLI, uma CLI completa com vários benefícios para o desenvolvedor como:
- Estado preservando o hot module reload (HMR), ao fazer alterações no código-fonte do aplicativo, não importa se é um site, PWA, um aplicativo móvel (diretamente em um telefone ou emulador) ou um aplicativo Electron. Os desenvolvedores simplesmente alteram seu código, salvam as alterações e assistem à atualização instantânea, sem a necessidade de nenhuma atualização da página (eu ja conhecia essa função para sites, e diria que foi um divisor de aguas em minha carreira começar a utilizar em APP`s direto no celular)
- Estado preservando a sobreposição de erro de compilação
- Lint-on-save com ESLint - se os desenvolvedores gostam de aprender o código
- Transpilação de código ES6
- Sourcemaps
- Alterar as opções de compilação não requer um recarregamento manual do servidor de desenvolvimento
- E muitas outras ferramentas e técnicas de desenvolvedor de ponta
Acelere rapidamente
O recurso de inicialização de projeto de primeira classe da CLI facilita muito os passos para você, como desenvolvedor. Você pode levar sua idéia à realidade em tempo recorde. Em outras palavras, o Quasar faz o trabalho pesado para você, assim você fica livre para se concentrar em seus recursos e não no padrão.
Teste e auditoria automatizados
Os projetos da Quasar têm a capacidade de adicionar equipamentos de teste de unidade e de ponta a ponta, assim como um conjunto cada vez maior de ferramentas de auditoria de qualidade e segurança de produtos. Tudo isso para garantir que seus sites / aplicativos tenham a mais alta qualidade possível.
Incrível comunidade em constante crescimento
Quando os desenvolvedores encontram um problema que não conseguem resolver, eles podem visitar o Quasar fórum ou o servidor de chat Discórdia alem da grande comunidade do Brasil que fica no Telegram.
A comunidade está lá para ajudá-lo. Você também pode obter atualizações sobre novas versões e recursos, seguindo no Twitter.
Uma ampla gama de suporte à plataforma
Google Chrome, Firefox, IE11 / Edge, Safari, Opera, iOS, Android, Windows Phone, Blackberry, MacOS, Linux, Windows.
Pacotes de idiomas Quasar
O Quasar vem equipado com mais de 40 pacotes de idiomas prontos para uso. Além disso, se o seu pacote de idiomas estiver ausente, leva apenas 5 minutos para adicioná-lo.
Ótima documentação
E, finalmente, vale a pena mencionar a qualidade da documentação, sem inchaços, focada e completa, para que os desenvolvedores possam pegar rapidamente o Quasar.
Caso tenha se interessado conheça um pouco mais do Quasar em https://quasar.dev/.