Posted on: January 29, 2020 12:18 PM
Posted by: Renato
Categories: Laravel
Views: 370
Muitas vezes me perguntam por que uso o Laravel em muitos projetos. Eu recebo comentários como o seu muito grande para este projeto, o seu exagero, você pode escrever algo melhor a si mesmo que é mais simples e fácil de usar.
É verdade, muitas vezes quando você inicia um projeto é um objetivo muito simples que você está tentando alcançar e você pode começar com um único arquivo PHP que pode fazer o que você precisa, mas quanto mais você trabalha em uma idéia, maior cresce em sua mente. Você começa a adicionar um recurso simples, que inspira você com outro recurso e, em breve, seu arquivo único se tornou um monstro, um monstro que precisa ser refatorado, tanto para desempenho quanto para sua própria sanidade.
É fácil de usar
A primeira razão pela qual inicio um novo projeto com o Laravel é porque é fácil. Como desenvolvedor web, talvez eu não deva admitir isso, mas às vezes você quer começar com algo que já fez o trabalho duro para você. Se você quiser compilar seu sass e JavaScript, então você pode usar o Laravel Mix com uma simples instalação npm. Se você quer usar uma linguagem de templates, então você pode usar o blade, se você quer construir autenticação em seu projeto, está lá esperando para ser usado. Se você quiser escrever alguns testes de navegador, então você pode usar o Laravel Dusk.
O Laravel tem todos esses recursos disponíveis para você, mas não é opinativo, não o obriga a usá-los se você não precisar deles, eles estão prontos se você precisar deles.
MVC
A segunda razão pela qual eu uso o Laravel é a metodologia MVC que ele usa. Eu tenho trabalhado com PHP por mais de 10 anos e tenho visto um código muito ruim. Eu deveria saber código horrível, como eu escrevi muito disso sozinho. Eu não sabia de nada na época, era apenas o jeito que eu aprendi a escrever código. Gostaria de criar um arquivo php, adicionar algumas funções php na parte superior do arquivo, inserir alguns html mais abaixo e, em seguida, misturar o html com mais variáveis e ecos php.
Aprender o Laravel me ajudou a escrever um código melhor. Eu ainda estou aprendendo, mas comparado com a maneira que eu costumava escrever código, é muito mais fácil de entender e manter do que costumava ser.
Blade Tempalting
Eu faço muito trabalho com o WordPress e isso me incomoda muito, especialmente depois de usar a linguagem de templates blade onde tudo que você precisa escrever é {{$ variable}} ao invés de <?php echo $variable; ?>
. Eu realmente não gosto de escrever <? Php tags por algum motivo.
Mas o maior problema que tenho com o WordPress é o fato de você estar usando funções em todos os lugares, mas você não tem idéia de onde a função vem. Não há classes ou namespaces, é justo <?php the_title(); ?>
, o que pode ser bom para um iniciante, mas não há como alterar o que essa função faz. Você não pode estender esse método e melhorá-lo para seus próprios propósitos, você está preso a ele.
Estendendo a funcionalidade
O Laravel tem muitas classes e métodos, mas na minha experiência, você sempre pode estender uma classe existente e modificar os métodos necessários para fazer o que precisa. As aulas são escritas de tal forma que você pode estender a funcionalidade sem o medo de quebrar alguma outra funcionalidade que você está confiando.
Eloquente
Voltando ao MVC, isso permite separar as diferentes partes do seu código para realizar diferentes tarefas. Você pode criar um modelo simples que se comunique com o banco de dados, escrevendo relacionamentos eloqüentes entre suas tabelas, em vez de escrever consultas SQL maciças. Você pode ter um modelo de lâmina limpa que se concentra em exibir a exibição sem uma carga de php em todo o lugar. Você pode ter um controlador separado para cada recurso, tornando óbvio para uma pessoa olhando para o código o que cada controlador manipula.
Fundações sólidas
Às vezes, o maior problema com um novo projeto é o fato de ser um novo projeto. Você não tem o benefício da retrospectiva. Você não sabe quais recursos serão adicionados ao longo do ciclo de vida do seu projeto. Se você usa o Laravel como base, então você tem uma base sólida para construir.
Meu antigo código às vezes parecia que estava preso com pedaços de barbante e fita adesiva cobrindo as rachaduras. Usar o Laravel me dá mais confiança de que posso construir um projeto de maneira segura e sustentável. Também é apoiado por uma grande comunidade, por isso sei que haverá atualizações e patches no futuro.
Assim como os muitos pacotes oficiais do Laravel, também há muitos pacotes criados pela comunidade que são facilmente integrados ao Laravel, com a exigência de um compositor.
Documentação
Finalmente, uma das grandes razões pelas quais eu gosto muito de usar o Laravel é a documentação. A documentação é escrita de uma forma que facilita a compreensão e a aprendizagem. Eu usei muitas bibliotecas JavaScript no passado e lá a documentação é frequentemente difícil de seguir, ou não tão atualizada quanto deveria, ou foi sobrescrita sem acesso à documentação anterior. O site de documentação do Laravel oferece a capacidade de escolher qual versão você está usando e está tudo lá.
Se você precisar de ajuda adicional para aprender sobre o Laravel, então existe um ótimo tutorial em vídeo chamado Laracasts, que também tem um fórum fantástico sobre isso.
Espero que isso tenha lhe dado motivos suficientes para considerar o uso do Laravel em projetos futuros. É verdade, há muito a aprender, mas na minha opinião, você se tornará um desenvolvedor melhor como resultado disso.
CS Rhymes: https://www.csrhymes.com/development/2018/05/22/why-do-i-always-use-laravel.html
Donate to Site
Renato
Developer