Posted on: November 09, 2021 11:21 AM
Posted by: Renato
Categories: android smartphones telefonia privacidade opensource google microg iode linux
Views: 5809
MicroG projeto para substituir o Google Play no sistema android
MicroG, um projeto para evitar que o Android se torne um sistema operacional privado
MicroG é uma implementação gratuita e de código aberto de bibliotecas proprietárias do Google que substituem o Google Play Services no sistema operacional Android. É mantido pelo desenvolvedor alemão Marvin Wißfeld.
Android, Sistema operacional móvel do Google é possivelmente o sistema operacional mais usado no mundo. Sistema operacional do Google Não é apenas open source, mas também é baseado no kernel Linux.
Assim sendo, muitos esperam que o sistema seja totalmente aberto e gratuito, mas, infelizmente, parece que não. Alguns membros da comunidade Android estão preocupados que o Android se torne um sistema operacional proprietário a longo prazo.
Para remediar isso, alguns se uniram para implementar o projeto microG que visa uma reimplantação totalmente gratuita de aplicativos e bibliotecas do espaço de usuário Android do Google.
MicroG permite que usuários de dispositivos móveis acessem os serviços móveis do Google com menos rastreamento de sua atividade de dispositivo em comparação com o Google Play Services. Em uma apresentação, Wißfeld descreveu microG como "o framework (bibliotecas, serviços , patches) para criar uma distribuição Android totalmente compatível sem nenhum componente proprietário do Google ".
# MicroG baseado em manter o código-fonte aberto do Android
Então, A equipe microG explicou que alguns aplicativos populares, apesar de serem de código aberto, agora requerem a instalação de bibliotecas proprietárias do Google.
Somado a tudo isso, estão sérios problemas no software proprietário do Google que foram descobertos e relatados pela comunidade de mod Android.
Portanto, eles explicaram, essa situação os levou a iniciar o desenvolvimento de um "clone" do software aplicativo e das bibliotecas do Google.
O projeto se chama microG e tem como objetivo principal trazer para a comunidade Android uma implementação aberta e gratuita das principais bibliotecas e aplicativos do sistema.
De acordo com a equipe, embora a maioria dos componentes microG estejam longe de estar completos, os resultados são surpreendentes.
Isso permitirá que os usuários de software livre se beneficiem amplo suporte para seus aplicativos. Os usuários preocupados com a privacidade podem reduzir ou controlar os dados enviados ao Google.
Em particular, os telefones mais antigos podem esperar melhorias na duração da bateria, o microG não é usado apenas em dispositivos reais, ele também substitui as ferramentas do Google em emuladores de teste e é até mesmo usado em infraestrutura móvel virtual.
Na comunidade, microG é considerado um "projeto fantástico". Para alguns, o microG se tornará uma opção muito útil nos próximos anos para contornar os muitos requisitos do Google e sua política de bloqueio de aplicativos de terceiros no ecossistema Android.
Eles dão o exemplo do LineageOS que já usa algumas implementações microG. LineageOS para microG é uma experiência Android completa sem Google Apps.
Uma vez que inclui uma implementação microG gratuita de aplicativos e bibliotecas que possuem o espaço de usuário do Google Android. Isso permite que você use todos os serviços do Google de que precisa, sem ter que manter código fechado em seu sistema Android.
Aqui estão os diferentes componentes do projeto microG.
# Plano de fundo
Embora o Google tenha lançado inicialmente o sistema operacional Android como software de código aberto em 2007, a empresa gradualmente substituiu alguns dos componentes de código aberto do Android por software proprietário conforme o Android crescia em popularidade. Marvin Wißfeld, um desenvolvedor de software alemão, criou o projeto NOGAPPS em 2012 como um substituto gratuito e de código aberto para o Google Play Services , o software de sistema de código fechado do Google que foi pré-instalado em quase todos os dispositivos Android. O projeto NOGAPPS tornou-se MicroG em 2016.
# Características
O MicroG permite que os aplicativos Android acessem interfaces de programação de aplicativos (APIs) réplicas fornecidas pelo Google Play Services, incluindo as APIs associadas ao Google Play , Google Maps e recursos de geolocalização e mensagens do Google . Ao contrário do Google Play Services, MicroG não rastreia a atividade do usuário no dispositivo, e os usuários podem ativar e desativar seletivamente recursos específicos da API.
# Service Core ou GmsCore
GmsCore, é um aplicativo de biblioteca que fornece a funcionalidade necessária para executar aplicativos que usam Serviços do Google Play ou Google Maps Android API (v2).
Em outras palavras, é uma implementação gratuita e aberta da estrutura de serviço do Google Play. Permite aplicativos que invocam APIs do Google exclusivo é executado em ROMs baseados em AOSP, como Replicant e LineageOS.
# Serviços Framework Proxy GsfProxy
GsfProxy é um pequeno utilitário que permite aplicativos desenvolvidos para mensagens Google Cloud para dispositivo (C2DM) usar o serviço de mensagens compatível com o Google Cloud que é fornecido com GmsCore.
O Unified Network Location Provider (UnifiedNlp) é uma biblioteca que fornece Wi-Fi com base em localização e torres de celular para aplicativos que usam o provedor de localização de rede do Google. Ele está incluído no GmsCore, mas também pode funcionar de forma autônoma na maioria dos sistemas Android.
Maps v1
Mapsv1 Maps API é uma biblioteca do sistema que fornece a mesma funcionalidade que a Google Maps API (v1), atualmente obsoleta.
Como um substituto para o código fechado de Google Apps (GAPPS), é uma ferramenta poderosa para recuperar sua privacidade enquanto desfruta dos principais recursos do Android.
O aplicativo GmsCore tem muitos recursos, incluindo: habilitar os serviços do Google e expandir o suporte ao aplicativo, fornecer localização online / offline, menos bateria, memória e impacto do processador e é executado em dispositivos reais, emuladores de teste e uma infraestrutura móvel virtual.
Além disso, é gratuito e de código aberto e não requer nenhum bloatware.
# LineageOS para mcg
Em 2017, a microG lançou o " LineageOS for microG", um fork do LineageOS - um sistema operacional gratuito e de código aberto baseado no Android - que inclui o MicroG e a loja de aplicativos F-Droid como software pré-instalado. O LineageOS for MicroG foi criado depois que os desenvolvedores do LineageOS se recusaram a integrar o MicroG ao LineageOS; os desenvolvedores citaram a necessidade do MicroG de falsificar assinaturas de código como uma preocupação de segurança. Para habilitar a funcionalidade do MicroG, o LineageOS for MicroG inclui suporte limitado para spoofing de assinatura.
Os desenvolvedores de MicroG afirmam que smartphones mais antigos consomem menos energia da bateria usando LineageOS para MicroG em comparação com sistemas operacionais que usam o Google Play Services. LineageOS para MicroG suportou 39 modelos de dispositivos em 2017, e agora suporta os mesmos modelos de dispositivos do LineageOS. Dispositivos receber versões mais recentes do LineageOS para mcg através semanais over-the-air atualizações
#Android #Smartphones #Telefonia #Privacidade #OpenSource #Google
Fontes:
- https://microg.org/
- https://en.wikipedia.org/wiki/MicroG
- https://lineage.microg.org/
- https://en.wikipedia.org/wiki/LineageOS
Donate to Site
Renato
Developer