Do not speak Portuguese? Translate this site with Google or Bing Translator
IONIC

Posted on: January 29, 2020 12:18 PM

Posted by: Renato

Categories: Variados

Views: 575

Ionic - Visão Geral

O Ionic é um framework HTML de front-end construído sobre o AngularJS e o Cordova . De acordo com o seu documento oficial, a definição deste Ionic Open Source Framework é a seguinte -

O Ionic é uma estrutura de desenvolvimento de aplicativos móveis HTML5 voltada para a criação de aplicativos móveis híbridos. Pense no Ionic como a estrutura de interface de usuário front-end que lida com todas as interações de aparência e interface do usuário que seu aplicativo precisa ser atraente. Tipo como "Bootstrap for Native", mas com o suporte para uma ampla gama de componentes móveis nativos comuns, animações sofisticadas e um belo design.

Recursos do Ionic Framework

A seguir estão as características mais importantes do Ionic -

  • AngularJS - Ionic está usando a arquitetura AngularJS MVC para criar aplicativos de página única otimizados para dispositivos móveis.

  • Componentes CSS - Com a aparência nativa, esses componentes oferecem quase todos os elementos de que um aplicativo móvel precisa. O estilo padrão dos componentes pode ser facilmente substituído para acomodar seus próprios designs.

  • Componentes JavaScript - Esses componentes estão estendendo componentes CSS com funcionalidades JavaScript para cobrir todos os elementos móveis que não podem ser feitos apenas com HTML e CSS.

  • Plugins do Cordova - Os plugins do Apache Cordova oferecem API necessária para usar funções de dispositivos nativos com código JavaScript.

  • Ionic CLI - Este é o utilitário NodeJS com comandos para iniciar, construir, executar e emular aplicativos iônicos.

  • Ionic View - Plataforma muito útil para carregar, compartilhar e testar seu aplicativo em dispositivos nativos.

  • Licença - Ionic é liberado sob licença MIT.

Vantagens do Quadro Iônico

A seguir estão algumas das vantagens mais conhecidas do Ionic Framework -

  • Ionic é usado para desenvolvimento de aplicativos híbridos. Isso significa que você pode empacotar seus aplicativos para IOS, Android, Windows Phone e Firefox OS, o que pode economizar muito tempo de trabalho.

  • A inicialização do seu aplicativo é muito fácil, já que o Ionic fornece uma configuração útil do aplicativo pré-gerado com layouts simples.

  • As aplicações são construídas de uma forma muito limpa e modular, por isso é muito fácil de manter e atualizar.

  • A equipe de desenvolvedores iônicos tem um ótimo relacionamento com a equipe do Google Developers e eles estão trabalhando juntos para melhorar a estrutura. As atualizações estão saindo regularmente e o grupo de suporte iônico está sempre disposto a ajudar quando necessário.

Limitações do quadro iônico

A seguir estão algumas das mais importantes Limitações do Quadro Iônico -

  • O teste pode ser complicado, pois o navegador nem sempre fornece as informações corretas sobre o ambiente do telefone. Existem muitos dispositivos diferentes, bem como plataformas e você geralmente precisa cobrir a maioria deles.

  • Pode ser difícil combinar diferentes funcionalidades nativas. Haverá muitos casos em que você se depararia com problemas de compatibilidade de plug-ins, o que leva a erros de compilação difíceis de depurar.

  • Aplicativos híbridos tendem a ser mais lentos que os nativos. No entanto, como as tecnologias móveis estão melhorando rapidamente, isso não será um problema no futuro.

 

Ionic - Configuração do Ambiente

Este capítulo mostrará a você como começar com o Ionic Framework. A tabela a seguir contém a lista de componentes necessários para iniciar o Ionic.

Sr. Não.

Software e Descrição

1

NodeJS

Essa é a plataforma básica necessária para criar aplicativos móveis usando o Ionic. Você pode encontrar detalhes sobre a instalação do NodeJS em nossa Configuração do Ambiente NodeJS . Certifique-se de instalar também o npm ao instalar o NodeJS.

2

SDK para Android

Se você for trabalhar em uma plataforma Windows e estiver desenvolvendo seus aplicativos para a plataforma Android, deverá ter a configuração do Android SDK em sua máquina.

3

XCode

Se você for trabalhar na plataforma Mac e estiver desenvolvendo seus aplicativos para a plataforma iOS, deverá ter a configuração do XCode em sua máquina. 

4

Cordova e Ionic

Estes são os principais SDKs necessários para começar a trabalhar com o Ionic. Este capítulo explica como configurar o Ionic em passos simples, supondo que você já tenha a configuração necessária, conforme explicado na tabela acima.

Instalando o Cordova e o Ionic

Vamos usar o prompt de comando do Windows para este tutorial. Os mesmos passos podem ser aplicados ao terminal OSX. Abra sua janela de comando para instalar o Cordova e o Ionic -

C:\Users\Username> npm install -g cordova ionic

Criando Aplicativos

Ao criar aplicativos no Ionic, você pode escolher entre as três opções a seguir para começar:

  • Abas App
  • Aplicativo em branco
  • Aplicativo de menu lateral

Na janela de comando, abra a pasta em que você deseja criar o aplicativo e tente uma das opções mencionadas abaixo.

Abas App

Se você quiser usar o modelo de guias iônicas, o aplicativo será criado com o menu de guias, o cabeçalho e algumas telas e funcionalidades úteis. Este é o modelo iônico padrão. Abra sua janela de comando e escolha onde você deseja criar seu aplicativo.

C:\Users\Username> cd Desktop

Este comando irá alterar o diretório de trabalho. O aplicativo será criado na área de trabalho.

C:\Users\Username\Desktop> ionic start myApp tabs

O comando Ionic Start criará uma pasta chamada arquivos e pastas myApp e setup Ionic.

C:\Users\Username\Desktop> cd myApp

Agora, queremos acessar a pasta myApp que acabamos de criar. Esta é a nossa pasta raiz.

Vamos agora adicionar o projeto Cordova para a plataforma Android e instalar os plugins básicos do Cordova também. O código a seguir nos permite executar o aplicativo no emulador do Android ou em um dispositivo.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic platform add android

O próximo passo é construir o aplicativo. Se você tiver erros de construção depois de executar o comando a seguir, provavelmente não instalou o Android SDK e suas dependências.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic build android

A última etapa do processo de instalação é executar o aplicativo, que iniciará o dispositivo móvel, se conectado, ou o emulador padrão, se não houver nenhum dispositivo conectado. Emulador padrão do Android é lento, então eu sugiro que você instale o Genymotion ou algum outro popular Android Emulator.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic run android

Isso produzirá o resultado abaixo, que é um aplicativo Ionic Tabs.

Ionic Tabs App

Aplicativo em branco

Se você quiser começar do zero, você pode instalar o modelo em branco iônico. Usaremos as mesmas etapas que foram explicadas acima com a adição do iAudio em branco start myApp em vez das abas start myApp iônicascomo a seguir.

C:\Users\Username\Desktop> ionic start myApp blank

O comando Ionic Start criará uma pasta chamada myApp e configurará os arquivos e pastas Ionic.

C:\Users\Username\Desktop> cd myApp

Vamos adicionar o projeto Cordova para a plataforma Android e instalar os plug-ins básicos do Cordova, conforme explicado acima.

C:\Users\Username\Desktop\myApp>ionic platform add android

O próximo passo é construir nosso aplicativo -

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic build android

Finalmente, vamos iniciar o aplicativo como com o código a seguir -

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic run android

Isso produzirá o seguinte resultado, que é um aplicativo iônico em branco.

Aplicativo em branco iônico

Aplicativo do menu lateral

O terceiro modelo que você pode usar é o modelo de menu lateral. As etapas são as mesmas dos dois modelos anteriores; Vamos apenas adicionar sidemenu ao iniciar nosso aplicativo, conforme mostrado no código abaixo.

C:\Users\Username\Desktop> ionic start myApp sidemenu

O comando Ionic Start criará uma pasta chamada myApp e configurará os arquivos e pastas Ionic.

C:\Users\Username\Desktop> cd myApp

Vamos adicionar o projeto Cordova para a plataforma Android e instalar os plugins básicos do Cordova com o código abaixo.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic platform add android

O próximo passo é construir nosso aplicativo com o seguinte código.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic build android

Por fim, iniciaremos o aplicativo com o código abaixo.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic run android

Isso produzirá o seguinte resultado, que é um aplicativo do menu lateral iônico.

Ionic Side Menu App

Testar aplicativo no navegador

Como estamos trabalhando com o JavaScript, você pode veicular seu aplicativo em qualquer navegador da web. Isso acelerará o processo de criação, mas você deve sempre testar seu aplicativo em emuladores e dispositivos nativos. Digite o código a seguir para exibir seu aplicativo no navegador da web.

C:\Users\Username\Desktop\myApp> ionic serve

O comando acima abrirá seu aplicativo no navegador da web. O Google Chrome fornece a funcionalidade do modo de dispositivo para testes de desenvolvimento para dispositivos móveis. Pressione F12 para acessar o console do desenvolvedor.

Ionic Side Menu App

No canto superior esquerdo da janela do console, clique em "Toggle Device Mode". O próximo passo será clicar no ícone "Dock to Right" no canto superior direito. Depois que a página é atualizada, você deve estar pronto para testar no navegador da web.

Estrutura de pastas do projeto

O Ionic cria a seguinte estrutura de diretório para todos os tipos de aplicativos. Isso é importante para qualquer desenvolvedor iônico entender o propósito de cada diretório e os arquivos mencionados abaixo -

Estrutura de pastas

Vamos ter um rápido entendimento de todas as pastas e arquivos disponíveis na estrutura de pastas do projeto mostrada na imagem acima.

  • Ganchos - Ganchos são scripts que podem ser acionados durante o processo de construção. Eles geralmente são usados ​​para a customização de comandos do Cordova e para a construção de processos automatizados. Nós não usaremos esta pasta durante este tutorial.

  • Plataformas - Esta é a pasta onde os projetos do Android e do IOS são criados. Você pode encontrar alguns problemas específicos da plataforma durante o desenvolvimento que exigirão esses arquivos, mas você deve deixá-los intactos na maior parte do tempo.

  • Plugins - Esta pasta contém plugins do Cordova. Quando você cria inicialmente um aplicativo iônico, alguns dos plug-ins serão instalados. Vamos mostrar como instalar os plugins do Cordova em nossos próximos capítulos.

  • Recursos - Esta pasta é usada para adicionar recursos como ícone e tela inicial ao seu projeto.

  • Scss - Como o núcleo iônico é construído com o Sass, essa é a pasta onde o arquivo do Sass está localizado. Para simplificar o processo, não usaremos o Sass para este tutorial. Nosso estilo será feito usando CSS.

  • www - www é a principal pasta de trabalho para desenvolvedores iônicos. Eles passam a maior parte do tempo aqui. O Ionic nos dá sua estrutura de pastas padrão dentro de 'www', mas os desenvolvedores podem sempre alterá-lo para acomodar suas próprias necessidades. Quando esta pasta é aberta, você encontrará as seguintes subpastas -

    • A pasta css , onde você irá escrever seu estilo CSS.

    • A pasta img para armazenar imagens.

    • A pasta js que contém o arquivo de configuração principal dos aplicativos (app.js) e os componentes do AngularJS (controladores, serviços, diretivas). Todo o seu código JavaScript estará dentro dessas pastas.

    • A pasta libs , onde suas bibliotecas serão colocadas.

    • A pasta de modelos para seus arquivos HTML.

    • Index.html como ponto de partida para o seu aplicativo.

  • Outros arquivos - Como este é um tutorial para iniciantes, vamos apenas mencionar alguns dos outros arquivos importantes e seus propósitos também.

    • .bowerrc é o arquivo de configuração do bower.

    • .editorconfig é o arquivo de configuração do editor.

    • .gitignore é usado para instruir qual parte do aplicativo deve ser ignorada quando você quiser enviar seu aplicativo para o repositório Git.

    • O bower.json conterá os componentes e dependências do bower, se você optar por usar o gerenciador de pacotes do bower.

    • O gulpfile.js é usado para criar tarefas automatizadas usando o gerenciador de tarefas gulp.

    • config.xml é o arquivo de configuração do Cordova.

    • package.json contém as informações sobre os aplicativos, suas dependências e plugins que são instalados usando o gerenciador de pacotes NPM.

Fonte:

IONIC Creater

https://creator.ionic.io/app/login

 


0

Share

Donate to Site


About Author

Renato

Developer

Add a Comment
Comments 0 Comments

No comments yet! Be the first to comment

Blog Search


Categories

OUTROS (16) Variados (109) PHP (133) Laravel (173) Black Hat (3) front-end (29) linux (114) postgresql (40) Docker (28) rest (5) soap (1) webservice (6) October (1) CMS (2) node (7) backend (13) ubuntu (56) devops (25) nodejs (5) npm (3) nvm (1) git (9) firefox (1) react (7) reactnative (5) collections (1) javascript (7) reactjs (8) yarn (0) adb (1) Solid (2) blade (3) models (1) controllers (0) log (1) html (2) hardware (3) aws (14) Transcribe (2) transcription (1) google (4) ibm (1) nuance (1) PHP Swoole (5) mysql (31) macox (4) flutter (1) symfony (1) cor (1) colors (2) homeOffice (2) jobs (3) imagick (2) ec2 (1) sw (1) websocket (2) markdown (1) ckeditor (1) tecnologia (14) faceapp (1) eloquent (14) query (4) sql (40) ddd (3) nginx (9) apache (4) certbot (1) lets-encrypt (3) debian (12) liquid (1) magento (2) ruby (1) LETSENCRYPT (1) Fibonacci (1) wine (1) transaction (1) pendrive (1) boot (1) usb (1) prf (1) policia (2) federal (1) lucena (1) mongodb (4) paypal (1) payment (1) zend (1) vim (4) ciencia (6) js (1) nosql (1) java (1) JasperReports (1) phpjasper (1) covid19 (1) saude (1) athena (1) cinnamon (1) phpunit (2) binaural (1) mysqli (3) database (42) windows (6) vala (1) json (2) oracle (1) mariadb (4) dev (12) webdev (24) s3 (4) storage (1) kitematic (1) gnome (2) web (2) intel (3) piada (1) cron (2) dba (18) lumen (1) ffmpeg (2) android (2) aplicativo (1) fedora (2) shell (4) bash (3) script (3) lider (1) htm (1) csv (1) dropbox (1) db (3) combustivel (2) haru (1) presenter (1) gasolina (1) MeioAmbiente (1) Grunt (1) biologia (1) programming (22) performance (3) brain (1) smartphones (1) telefonia (1) privacidade (1) opensource (3) microg (1) iode (1) ssh (3) zsh (2) terminal (3) dracula (1) spaceship (1) mac (2) idiomas (1) laptop (2) developer (37) api (5) data (1) matematica (1) seguranca (2) 100DaysOfCode (9) hotfix (1) documentation (1) laravelphp (10) RabbitMQ (3) Elasticsearch (1) redis (2) Raspberry (4) Padrao de design (4) JQuery (1) angularjs (4) Dicas (44) Kubernetes (3) vscode (3) backup (1) angular (3) servers (2) pipelines (1) AppSec (1) DevSecOps (4) rust (1) RustLang (1) Mozilla (1) algoritimo (1) sqlite (1) Passport (2) jwt (5) security (2) translate (1) kube (2) iot (1) politica (2) bolsonaro (1) flow (1) podcast (1) Brasil (1) containers (3) traefik (1) networking (1) host (1) POO (2) microservices (2) bug (1) cqrs (1) arquitetura (3) Architecture (4) sail (3) militar (1) artigo (1) economia (1) forcas armadas (1) ffaa (1) autenticacao (2) autorizacao (2) authentication (4) authorization (3) NoCookies (1) wsl (4) memcached (1) macos (2) unix (2) kali-linux (1) linux-tools (5) apple (1) noticias (2) composer (1) rancher (1) k8s (1) escopos (1) orm (1) jenkins (4) github (5) gitlab (3) queue (1) Passwordless (1) sonarqube (1) phpswoole (1) laraveloctane (1) Swoole (1) Swoole (1) octane (1) Structurizr (1) Diagramas (1) c4 (1) c4-models (1) compactar (1) compression (1) messaging (1) restfull (1) eventdrive (1) services (1) http (1) Monolith (1) microservice (1) historia (1) educacao (1) cavalotroia (1) OOD (0) odd (1) chatgpt (1) openai (3) vicuna (1) llama (1) gpt (1) transformers (1) pytorch (1) tensorflow (1) akitando (1) ia (1) nvidia (1) agi (1) guard (1) multiple_authen (2) rpi (1) auth (1) auth (1) livros (2) ElonMusk (2) Oh My Zsh (1) Manjaro (1) BigLinux (2) ArchLinux (1) Migration (1) Error (1) Monitor (1) Filament (1) LaravelFilament (1) replication (1) phpfpm (1) cache (1) vpn (1) l2tp (1) zorin-os (1) optimization (1) scheduling (1) monitoring (2) linkedin (1) community (1) inteligencia-artificial (2) wsl2 (1) maps (1) API_KEY_GOOGLE_MAPS (1) repmgr (1) altadisponibilidade (1) banco (1) modelagemdedados (1) inteligenciadedados (4) governancadedados (1) bancodedados (2) Observability (1) picpay (1) ecommerce (1) Curisidades (1) Samurai (1) KubeCon (1) GitOps (1) Axios (1) Fetch (1) Deepin (1) vue (4) nuxt (1) PKCE (1) Oauth2 (2) webhook (1) TypeScript (1) tailwind (1) gource (2)

New Articles



Get Latest Updates by Email